Close

abril 12, 2021

A importância da árvore genealógica

arvore geneologica

O primeiro passo ao iniciar o seu projeto de cidadania Italiana é montar a sua árvore genealógica.

Legal, mas o que é essa bendita?

Basicamente, é uma estrutura onde você coloca primeiro o seu nome, data e local de nascimento e casamento. E então, acima dos seus dados o nome dos seus pais, local e data de nascimento e casamento e depois os seus avós. E assim, sucessivamente até que você chegue ao seu antenato Italiano. Sem contar que, além dos certificados de nascimento e casamento também devem ser considerados os eventuais óbitos dos seus ascendentes.

Mas o que venha ser Antenato?

Antenato é o seu ascendente Italiano, aquele que nasceu na Itália e migrou para o Brasil. Os documentos dele provarão a sua ligação e direitos a obter a Cidadania Italiana. Além de antenato, durante seu processo você vai ouvir também bastante a expressão Dante causa, que é exatamente a mesma coisa.

Eu particularmente prefiro antenato! 🙂

Para a criação da sua árvore genealógica, existem alguns programas gratuitos onde você poderá usar (um dos  mais conhecidos hoje é Family Search).

O bacana dessas plataformas online é que considerando a grande base de dados existentes dentro delas, durante a criação da sua árvore você muitas vezes pode encontrar informações preciosas que te ajudam a encontrar pistas que facilitarão o encontro dos documentos do seu Antenato.

Se como consultora posso dar uma dica para quem quer começar, sem dúvidas a principal é COMECE COM A SUA ÁRVORE GENEALÓGICA!

Mas cuidado, pode se tornar um vício! Eu tenho clientes que já chegaram a familiares dos anos 1700.

embaixada_italiana_UK
Foto no Consulado Italiano de Londres 2018