Close

minha jornada

A jornada para o reconhecimento da minha cidadania Italiana começou em 2009, quando após algumas buscas documentos antigos suspeitei que pudesse ter direito a cidadania Italiana, nessa época não tínhamos tantas informações e eu tinha dois caminhos, esperar a fila do Consulado Italiano de São Paulo ou contratar um assessor para intermediar o processo. Desanimada com a falta de informação sobre o assunto acabei engavetando o projeto. De lá pra cá, se passaram mais de 10 anos e muita água rolou! 

 

Eu decidi focar no trabalho, na conquista de uma casa, amigos, enfim na vida “normal” e frenética que nós brasileiros conhecemos bem. Tanto que em 2017 eu tive um burn out, e aquele era o sinal que eu precisava parar e refletir se as escolhas feitas até então eram realmente sãs. A partir daquele momento, resolvi focar na minha felicidade e nos meus sonhos.

 

 

Desde os meus 18 anos eu sempre quis morar no exterior e lá fui eu aos 28 me aventurar em um sabático de um ano na Inglaterra. Foi exatamente o que eu precisava para me redescobrir. Por lá, vivi grandes experiências, amadureci e novas oportunidades foram surgindo. Descobri que com cidadã italiana eu poderia trabalhar legalmente na Inglaterra e comecei e retomei o projeto que havia engavetado, desta vez, remotamente e sozinha!!! Ainda na Inglaterra, eu tive a indicação de buscador de documentos  que me ajudou a localizar o documento do meu tataravô na Itália e a partir daí fui entrando na bolha da cidadania e cada passo conquistado era uma alegria absoluta. 

 

 

Após 1 ano e meio de muita luta, ansiedade e idealizações em Maio de 2019 eu estava pronta para embarcar para Itália, rumo ao reconhecimento da minha tão sonhada cidadania e assim foi feito. Desembarquei em terras italianas em 27 de maio de 2019 e por incrível que pareça o padroeiro da cidade que eu escolhi para o meu reconhecimento, tinha o mesmo nome do meu tataravô Italiano e eu só soube disso quando cheguei na cidade. Tudo aquilo pareciam sinais divinos que eu estava no caminho certo!

 

 

Na mesma semana, dei entrada sozinha no meu processo, falando muito pouco de italiano. Na semana seguinte o oficial sairia de férias por 30 infinitos dias. Estava feliz, pois ao menos iniciava o período de espera do Vigile (que basicamente é o policial que confirma se você mora mesmo no endereço que sinalizou na sua solicitação de residência). Para o meu espanto, ele passou em 10 dias, menos do que eu poderia esperar, foi um alívio, mas ainda haviam outras esperas, noites mau dormidas, administração de ansiedade, enfim, tudo que vem no pacote para se reconhecer a cidadania. 

 

No entanto, após 87 dias de espera, eu consegui o ser reconhecida como Italiana e posso afirmar que o dia que eu vi o e-mail do oficial foi um dos dias mais emocionantes da minha vida.

 

Durante este período de vida na Itália eu já tinha me apaixonado pelo meu novo estilo de vida, por me sentir segura, por conseguir perceber a mudança das estações, pela importância dada ao alimento e seu processo de produtivo, sem falar no sistema de saúde pública, enfim, foram tantas descobertas diárias que a ideia inicial de retornar para Inglaterra foi perdendo força e resolvi continuar a vida na Itália em uma bela imersão e ressignificação de retorno as origens. Aproveitando tudo aquilo que meus antepassados foram privados desfrutar.

 

 

Após 3 meses do meu reconhecimento como cidadã e tantos encantamentos eu havia conseguido meu primeiro emprego e hoje, morando e vivenciando a bella vita Italiana, há mais de um ano e meio já tive a oportunidade de conhecer diversos lugares incríveis desse país e viver em cidades belíssimas como Veneza, Padova e mais recente Bolonha, onde vivo. 

 

Durante este período de imersão cultural na nova vida como Italiana e ter tido a oportunidade de viajar e aprender bem a língua resolvi ajudar mais pessoas a realizarem este sonho com tudo o que aprendi com a minha própria experiência e atualmente trabalho como profissional de  busca de documentos, ou melhor, facilitadora de sonhos, para ajudar pessoas que tenham direito ao reconhecimento da cidadania a não desistirem e desfrutarem dos benefícios de conquistar a cidadania italiana.

 

E você, em que fase está da sua jornada? Vamos conversar?

 

 

Arrivederci 

Juliana Luchiaro

"Se você pode sonhar, você pode realizar"

WALT DISNEY